Aeronautas aprovam proposta de renovação do ACT sobre base virtual e escala direcionada

Em votação realizada online entre os dias 13 e 14 de abril, os aeronautas da Azul Linhas Aéreas associados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) deliberaram por aprovar a proposta da empresa de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho referente a Base Virtual Voluntária e Escala Direcionada Voluntária.

Foram registrados 70,73% de votos favoráveis à proposta e 27,30% de votos contrários, além de 1,97% de abstenções. O acordo, que recebeu melhorias através das sugestões enviadas pelos aeronautas, ficará vigente até abril de 2025.

A Azul, de acordo com sua política interna, poderá oferecer aos Aeronautas a possibilidade de adesão voluntária a uma base temporal, ou seja, uma base virtual. Por meio desta, o Aeronauta poderá iniciar e finalizar suas viagens, efetuar reservas e sobreavisos e gozar folgas regulamentares.

Os critérios de senioridade e elegibilidade (solo no equipamento e habilitação específica) serão respeitados na distribuição das vagas disponíveis para cada função na base virtual. Além disso, as folgas gozadas na base virtual seguirão os mesmos critérios aplicados às folgas gozadas na base contratual, e serão contabilizadas para o cumprimento do mínimo de folgas mensais.

A íntegra da proposta aprovada pode ser vista no link: https://bit.ly/3nURMhe

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias