Aeronave chinesa de 60 toneladas atinge marco ao concluir testes de fadiga da fuselagem pressurizada

Foto: AVIC

A aeronave anfíbia chinesa AG600 atingiu um novo marco em seu desenvolvimento, concluindo com sucesso os testes de fadiga da fuselagem pressurizada. O programa, que está se aproximando da certificação e entrada em serviço, contou com a realização dos testes no AVIC Special Aircraft Research Institute ao longo de cinco meses e o equivalente a 18.000 ciclos de pressurização.

De acordo com a AVIC, responsável pela construção do AG600 no Aeroporto de Zhuhai, a estrutura de fuselagem pressurizada desta aeronave requer testes adicionais em relação às aeronaves comerciais convencionais, devido às suas características aerodinâmicas e hidrodinâmicas. Esse processo é fundamental para garantir a segurança e eficiência durante as operações.

Impulsionado por quatro turboélices Dongan WJ-6, o AG600 realizou sua primeira decolagem na água em 2018, após seu primeiro voo em 2017. A empresa estabeleceu a meta de iniciar suas operações em 2024-2025.

Com peso máximo de decolagem de 60 toneladas, superior às 53,3 toneladas do protótipo original, o AG600 promete ser uma importante adição à família de aeronaves anfíbias chinesas, atendendo às demandas de diferentes setores.

A variante de combate a incêndios, AG600M, está prevista para entrar em serviço em 2024, enquanto a versão de busca e salvamento da aeronave deverá fazê-lo em 2025.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias