Ampaire completa a turnê mais longa de uma aeronave híbrida até agora

A aeronave de demonstração híbrida-elétrica EEL, desenvolvida pela Ampaire, empresa americana formada em 2016, completou o percurso mais longo até hoje feito por uma aeronave com esse tipo de propulsão. O protótipo realizou uma operação de três pernas entre Los Angeles, Califórnia, e Oshkosh, Wisconsin.

Relata o site Aviacionline que o piloto de testes do fabricante, Elliot Seguin, decolou do Aeroporto de Camarillo na tarde de quarta-feira, 20 de julho, com destino ao Mojave Air and Space Port. Na primeira viagem, a aeronave percorreu uma distância de 69 milhas náuticas (128 quilômetros).

No dia seguinte, o avião voou 934 milhas náuticas (1.730 quilômetros) entre Mojave e o Hays Regional Airport, no Kansas. Ele permaneceu lá até sexta-feira, 22 de julho, quando decolou do aeródromo e completou a viagem para o Aeroporto Regional de Oshkosh Wittman. Os dois pontos da última etapa estão separados por 573 milhas náuticas (1.061 quilômetros).

Conforme afirma Ampaire, o modelo demonstrou economia de combustível de até 40% em relação ao Cessna Skymaster, no qual se baseia. É uma aeronave de propulsão híbrida, com motor de combustão convencional e sistema elétrico independente.

“Quando o EEL retornar à Califórnia, terá voado mais milhas do que qualquer outra aeronave híbrida elétrica”, disse Susan Ying, vice-presidente sênior de Parcerias Globais da Ampaire. Além disso, acrescentou que a aeronave está operando “com muita confiabilidade” e demonstrando o potencial desse tipo de propulsão.

Benefícios

O EEL é principalmente uma aeronave de teste para o desenvolvimento de eletrônicos de alta potência, inversores, motores e sistemas relacionados. Segundo Ampaire, funcionará como uma plataforma para desenvolver tecnologias escaláveis ​​e realizar processos de certificação. Além disso, oferecerá uma solução adicional aos operadores de voos regionais de curta distância.

De acordo com seu desenvolvedor, pode transportar até três passageiros e uma carga útil de até 450 libras (204 kg) e tem um alcance de cerca de 347 milhas náuticas (642 quilômetros).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Latam foi a empresa aérea com menos reclamações no primeiro trimestre,...

0
A LATAM iniciou 2024 na posição de companhia aérea do Brasil menos reclamada e com o menor tempo de resposta ao passageiro.