Aeronave da Marinha leva mais 5 famílias indígenas de volta para seus lares na Terra Yanomami

Helicóptero UH15 da Marinha do Brasil – Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que as ações de interiorização dos indígenas Yanomamis, pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), continuam, com mais cinco famílias transladadas de volta para seus lares na última terça-feira, dia 14 de março.

As famílias retornaram para as suas respectivas comunidades (Ixaloipu, Mathutwe, Onkiola e Korunau, localizadas na região de Auaris, na Terra Yanomami), com a utilização do helicóptero UH15 da Marinha do Brasil, aeronave conhecida também como Super Cougar.

A FAB publicou um vídeo mostrando mais essa etapa dos trabalhos da operação na região:

O indígena Tisawa, da etnia Ye’kwana, estava contente em regressar para casa. Curada de uma pneumonia, sua netinha foi atendida para tratamento no Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, em Boa Vista (RR).

“Minha neta está melhorada da pneumonia. Passou pelo CASAI e Hospital. Tá melhorada e agora é só a viagem! Todo mundo está feliz! Vamos voltar para a aldeia! Está a família agora feliz”, disse Tisawa.

Segundo Lílian Santos de Carvalho, técnica de enfermagem e representante da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), o trabalho requer sensibilidade dos envolvidos em relação às diferentes culturas de indígenas pertencentes a cada região.

“Estes indígenas são ye’kwanos e mesmo que a cultura do branco tenha entrado mais na cultura deles, ainda assim eles não aguentam ficar longe das famílias. Fazer eles voltarem para a comunidade de origem é uma alegria para nós e uma satisfação muito grande, porque sabemos que eles voltarão ao seu cotidiano. Vocês, do Comando Conjunto, estão dando um grande apoio para a gente”, expressou.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias