Aeronave elétrica que a Azul Linhas Aéreas encomendou inicia ensaios de voo na Espanha

Protótipo Phoenix 2 do futuro Lilium Jet – Imagem: Lilium

A Lilium N.V., desenvolvedora do primeiro “jatinho” totalmente elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), anunciou nesta segunda-feira, 4 de abril, que iniciou a próxima fase de ensaios de voo na Espanha com seu demonstrador de tecnologia de 5ª geração, Phoenix 2.

Nos próximos meses, no ATLAS Flight Test Center, a Lilium planeja estender o envelope de voo por meio de transição completa de voo pairado até o horizontal de alta velocidade. Esses desenvolvimentos ocorrem após ensaios de voo bem-sucedidos com a mesma aeronave no sul da Alemanha no ano passado.

A Lilium também planeja introduzir uma aeronave de demonstração adicional, a Phoenix 3, que está programada para chegar à Espanha para o primeiro voo neste verão do hemisfério norte. Espera-se que esta aeronave acelere significativamente a campanha de ensaios de voo, permitindo que a Lilium aumente os aprendizados e reduza os riscos do programa.

Juntamente com excelentes condições climáticas, o ATLAS Flight Test Center oferece infraestrutura ideal e permite que as aeronaves voem sobre uma área grande e despovoada enquanto transitam totalmente para o voo de alta velocidade com sustentação pelas asas ao invés dos 36 motores.

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

As instalações modernas e o apoio da Fundação Andaluza para o Desenvolvimento Aeroespacial (FADA) e do Centro de Tecnologias Aeroespaciais Avançadas (CATEC) foram fundamentais para preparar a Lilium para uma campanha de ensaio de voo bem-sucedida.

Daniel Wiegand, cofundador e CEO da Lilium, disse: “Estamos empolgados por iniciar nossa próxima fase de ensaios de voo na Espanha. Este passo nos leva ainda mais perto de alcançar nosso objetivo de criar um modo sustentável e acessível de mobilidade aérea regional de alta velocidade e baixo ruído”.

A Lilium conquistou parcerias com a Azul Linhas Aéreas e com a NetJets, entre outras, para o desenvolvimento deste projeto.

Informações da Lilium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747