Aeronave N-7105 da Marinha apoia Rapel, Fast Rope e Helocasting dos alunos do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil informou ontem que o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) realizou uma operação, no dia 19 de maio, com o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), no Clube de Esportes Aéreos e Náuticos do Pará, localizado no distrito de Outeiro, em Belém (PA). Ambas Organizações Militares são subordinadas diretamente ao Comando do 4° Distrito Naval, baseado na capital paraense.

Na ocasião, foi possível realizar mais uma etapa do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas, através do adestramento realizado para 31 alunos e da participação da aeronave N-7105, um helicóptero UH-15 “Super Cougar”.

Imagem: Marinha do Brasil

Foram realizados três métodos de infiltração com os alunos: Rapel, Fast Rope e Helocasting.

Fast Rope é a técnica utilizada para desembarque rápido de combatentes e/ou fração de tropa em ambiente hostil. Ao contrário da técnica de Rapel, o Fast Rope não utiliza molas mosquetão, nem freio “8”, nem boldrier (“cinto-cadeira”). O combatente apenas calça luvas e agarra-se ao cabo que o conduz do helicóptero ao solo.

Helocasting é a técnica de infiltração na água utilizada por tropas especiais e empregada devido às características do ambiente. São necessárias habilidades aquáticas e treinamento exaustivo para realização desta atividade. O militar armado e equipado é levado de helicóptero até as proximidades do objetivo e lançado na água. O restante da aproximação é feita a nado.

O objetivo foi qualificar os militares e deixá-los familiarizados com os meios aeronavais durante as operações ribeirinhas, a partir das técnicas mencionadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias