A Marinha do Brasil informou nesta semana que o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) concluiu, no dia 26 de abril, a instalação de um sensor de visão frontal infravermelho (FLIR) em uma de suas aeronaves.
O helicóptero registrado sob a matrícula N-7105, um UH-15 “Super Cougar”, agora conta com o FLIR “STAR SAFIRE III”, item que possibilita desempenho de imagem de alcance ultralongo e gerador de imagens térmicas em alta definição.
Além de suas características principais, o equipamento incrementa a capacidade do esquadrão realizar missões de salvamento e resgate, inclusive noturnas, sobre o mar, e prover apoio às unidades da Marinha do Brasil e às demais agências, destacando-se nas operações reais em apoio à Polícia Federal, no ambiente operacional da Amazônia.
Segundo o Comando da Força Aeronaval, o FLIR contribui diretamente com a segurança em voo, pois quando utilizado, por exemplo, numa missão de salvamento e resgate ou policial, reduz consideravelmente a exposição ao risco da tripulação e do pessoal envolvido na operação.