Aeronaves da FAB prestam apoio logístico à operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal

UH-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira

Nesta sexta-feira (10), as Forças Armadas, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), instalado na Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima (RR), para a Operação Escudo Yanomami 2023, passa a atuar em uma nova fase.

Com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro (EB), prestam apoio logístico à Polícia Federal (PF), que deflagrou uma operação com intuito de interromper a prática criminosa em garimpos de terras indígenas.

O Cmdo Op Cj Amz utiliza seus meios aéreos, como as aeronaves C-98 Caravan, H-36 Caracal, H-60 Black Haw da FAB e HM-2 do EB, para o transporte dos agentes da Polícia Federal, que atuarão na inutilização da logística de funcionamento dos garimpos ilegais e no registro das provas e perícias em relação ao crime.

C-98 Caravan

Serão transportados, também, militares da Força Nacional e demais agências como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) até as terras indígenas.

A operação, chamada pela PF de Libertação, atuará na interrupção do delito, por meio da destruição de maquinários e meios dedicados ao crime. O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar o garimpo ilegal por completo.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias