Aeronaves eVTOL da chinesa AutoFlight serão experimentadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

Concepção gráfica da aeronave eVTOL Prosperity I em voo – Imagem: AutoFlight

Paris Air Show 2023 – A AutoFlight, empresa chinesa de soluções de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), e o francês Groupe ADP, especializado em operações aeroportuárias, assinaram, no Paris Air Show, um Memorando de Entendimento (MoU) para experimentar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) “Prosperity I” da AuroFlight.

Os voos ocorrerão durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Como os Jogos de Paris devem servir como um palco global para inovação e progresso, a AutoFlight pretende mostrar as capacidades excepcionais de seu recorde mundial de 250 km de alcance de seu eVTOL, enquanto o Groupe ADP reforça seu compromisso de promover inovações de mobilidade aérea.

Selada na última terça-feira, 20 de junho, por Tian Yu, CEO da AutoFlight, e Edward Arkwright, Vice-CEO do Groupe ADP, esta colaboração visa destacar o potencial da AutoFlight em ampliar a logística urbana sustentável e o transporte de passageiros em condições do mundo real.

De acordo com o MoU assinado, a AutoFlight conduzirá voos experimentais pilotados a partir do Vertiporto Pontoise, o aeródromo mais avançado da Europa para mobilidade aérea sustentável.

O Pontoise Vertiport oferece uma infraestrutura que abrange áreas dedicadas de decolagem e pouso, um terminal de passageiros de última geração, um hangar de manutenção totalmente equipado e áreas de controle avançada. Como o Groupe ADP está liderando o desenvolvimento da infraestrutura eVTOL na região de Paris, com cinco vertiportos adicionais em construção, Pontoise oferece a configuração adequada para experimentar a tecnologia eVTOL do AutoFlight.

A aeronave de asa fixa Prosperity I da AutoFlight representa um salto notável em termos de eficiência. Ele lidera o grupo com uma autonomia recorde mundial de 250 km e apresenta níveis de consumo de energia comparáveis aos de um carro elétrico.

A AutoFlight afirma ser um das poucas fabricantes de aeronaves eVTOL a dominar a desafiadora “fase de transição” do voo vertical para o horizontal, tendo feito isso centenas de vezes. A engenharia da aeronave permite reduções significativas na duração da viagem, maximizando a utilização de ativos em ambientes urbanos, inaugurando uma nova era de logística sustentável e transporte de passageiros.

Mark Henning, diretor administrativo da AutoFlight Europe, disse:

“Através da realização de voos experimentais pilotados a partir do Pontoise Vertiport, uma infraestrutura de primeira classe operada pelo Groupe ADP, pretendemos mostrar o imenso potencial da Mobilidade Aérea Avançada.

Nossos eVTOLs de 250 km de alcance operarão em condições do mundo real, destacando suas capacidades em ambientes urbanos e sua contribuição inestimável para logística e mobilidade sustentáveis.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris de 2024 serão uma celebração global e teremos orgulho da tecnologia da AutoFlight fazer parte disso. Agradecemos ao Groupe ADP por sua colaboração.”

O Groupe ADP também expressou entusiasmo com a colaboração. Edward Arkwright, vice-CEO do grupo, afirmou:

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a AutoFlight para permitir voos experimentais de seus eVTOLs durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris em 2024.

O Pontoise Vertiport, equipado com infraestrutura e instalações excepcionais, serve como uma plataforma ideal para apoiar aeronaves elétricas e inovadoras.

Essa colaboração ressoa com nosso compromisso de fornecer infraestrutura de aeronaves sustentável e eficiente enquanto continuamos a abrir caminho para o futuro da aviação.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias