Aeroporto de Bogotá recebe reconhecimento de mais sustentável da América Latina e Caribe

O Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e o Caribe (ACI-LAC) anunciou que o Aeroporto Internacional El Dorado, localizado em Bogotá, na Colômbia, alcançou um marco significativo ao se tornar o primeiro aeroporto da América Latina e do Caribe a conquistar o Nível 4 – “Transformação” no programa Airport Carbon Accreditation de ACI (ACA).

O programa Airport Carbon Accreditation é uma iniciativa global e única entre os operadores aeroportuários, projetada para reconhecer e incentivar os esforços dos aeroportos em medir, gerenciar e reduzir as emissões de carbono. O programa oferece seis níveis progressivos de certificação, começando com “Mapeamento” e culminando no nível mais alto de “Transição”, que demonstram o compromisso dos aeroportos com práticas sustentáveis e neutralidade de carbono.

Nível 1 ‘Mapeamento’: Aeroporto mapeia sua pegada de carbono, identifica as fontes e calcula as emissões anuais.

Nível 2 ‘Redução’: Aeroporto comprova a redução de emissões com evidências de procedimentos e cumprimento de metas para a gestão de carbono.

Nível 3 ‘Otimização’: Aeroporto amplia o escopo de redução de emissões e envolve terceiros no processo.

Nível 3+ ‘Neutralidade’: Aeroporto cumpre os requisitos das etapas anteriores e compensa as emissões restantes com créditos de carbono.

Nível 4 ‘Transformação’: Aeroporto define estratégia de gestão de carbono de longo prazo orientada para a redução absoluta de emissões.

Nível 4+ ‘Transição’: Além de cumprir as etapas anteriores, aeroporto compensa as emissões de carbono residuais sobre as quais tem controle.

Ao atingir o Nível 4, o aeroporto demonstra sua liderança no alinhamento da gestão das emissões de carbono com os objetivos climáticos globais, transformando suas operações mirando a redução absoluta das emissões, ao mesmo tempo em que fortalece seu compromisso com as partes interessadas que impulsionam mudanças positivas na indústria da aviação.

“A conquista do Aeroporto Internacional El Dorado é admirável e estabelece um precedente inspirador para aeroportos em toda a América Latina e Caribe. É um exemplo do compromisso do aeroporto com a redução das emissões de carbono e a adoção de práticas sustentáveis para o setor”, comentou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Alcançar o Nível 4 – “Transformação” requer uma abordagem abrangente da gestão do carbono, incluindo medidas significativas de redução de emissões e o envolvimento das partes interessadas para enfrentar coletivamente os desafios ambientais. As iniciativas do Aeroporto Internacional El Dorado incluíram:

• Investimentos em fontes de energia renováveis;
• Adoção de tecnologias energeticamente eficientes;
• Promoção da redução de resíduos;
• Participação em projetos comunitários para compensar as emissões de carbono.

“Este reconhecimento é resultado do nosso trabalho e compromisso com a gestão sustentável da operação e nos posiciona como líderes na redução da pegada de carbono do setor. Continuaremos a trabalhar em colaboração com a comunidade aeroportuária para aumentar a redução das emissões diretas e continuar avançando na nossa estratégia de mudanças climáticas”, disse Natalí Leal, gerente-geral da Opain, concessionária que opera o Aeroporto El Dorado.

Informações da ACI

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Empresa de mobilidade aérea da Embraer, Eve é selecionada membro de...

0
A inclusão oficial da Eve no comitê aumentará o conhecimento do público japonês sobre a empresa e também fortalecerá sua reputação no país.