Aeroporto de Campinas se posiciona como um dos principais hub de exportação de frutas do país

O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cada vez mais se consolida com um hub aéreo para a exportação de frutas. Nas últimas semanas, três voos com aproximadamente 300 toneladas de frutas deixaram o Brasil rumo a países da Europa e África. 

De acordo com levantamento realizado pela Gerência Comercial de Carga, os principais países importadores das frutas originadas do Brasil em 2022 a partir de Viracopos, em peso, são: Portugal, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, EUA, França, Coréia do Sul, Polônia, Luxemburgo, Bélgica e países do continente africano.

Conforme os dados obtidos pela Gerência Comercial de Cargas, em 2022, o volume de frutas exportado pelo Brasil chegou a 981 mil toneladas. Com isso, aproximadamente 13% de todas as frutas exportadas pelo Brasil passam pelo Terminal de Carga de Viracopos. 

Nas últimas três semanas, por exemplo, foram três voos charters com 100 toneladas de frutas em cada aeronave. Dois dos voos levaram, cada um, 100 toneladas de manga para a África, na cidade de Acra, capital do Gana, localizada na costa atlântica da África Ocidental.

Entre as frutas mais exportadas pelo Brasil estão: maçã, uva, banana, mamão, manga, melancia, melão e limão (veja gráfico abaixo). Já as frutas mais exportadas por meio do TECA de Viracopos estão: manga, mamão e abacate.

Informações da Aeroportos Brasil – Viracopos

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de