Aeroporto de Campinas terá aviões operando na mesma pista com separação reduzida

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de Viracopos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que a partir do dia 10 de junho entrará em vigor a aplicação dos mínimos de separação reduzidos entre aeronaves que utilizam a mesma pista (RRSM) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), uma iniciativa que faz parte do Projeto AGILE VCP.

O procedimento pode ser aplicado entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.

O Projeto é resultado do trabalho conjunto entre o DECEA, o Aeroporto Internacional de Viracopos, a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas, a Associação Internacional de Transportes Aéreos e a Agência Nacional de Aviação Civil.

Benefícios

O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, explica que o novo procedimento prioriza o processo de tomada de decisão colaborativa, no qual todos os envolvidos participam ativamente de todas as etapas do projeto. “A iniciativa proporcionará maior eficiência das operações aéreas, além de trazer benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária”, pontua o Oficial-General.

De acordo com o Coordenador do DECEA no AGILE VCP, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sérgio Kebach Martins, o RRSM otimiza a capacidade das pistas nos aeroportos ao reduzir os intervalos de tempo ou distância entre aeronaves, sendo crucial para aeroportos de alta demanda. “Seus benefícios incluem diminuição de atrasos, redução do consumo de combustível e menor impacto ambiental.

Os controladores da Torre de Controle de Campinas passaram por treinamento em simulador 3D para estarem preparados para ativação da operação. “Foram programadas situações envolvendo aproximações sucessivas intercalando decolagens de aeronaves, além de treinamentos práticos no órgão de controle, visando assegurar a correta aplicação dos procedimentos por parte do efetivo operacional”, destaca o Gerente de Navegação Aérea em Campinas, Daniel Rodrigues Pires Bezerra.

Para o Comandante da Azul Linhas Aéreas, João Paulo Lucchi, a implementação do RRSM representa a oportunidade de uma operação ainda mais eficiente. “No caso de Viracopos é muito importante a adoção dessa prática pelo fato do aeroporto possuir uma única pista. A implementação da operação foi resultado de um processo colaborativo e essa abordagem assegurou que todas as medidas adotadas priorizassem a segurança”, afirma.

Todos os procedimentos relacionados à aplicação de mínimos de separação reduzidos estão estabelecidos na ICA 100-37 e nas publicações AIP Brasil, disponíveis no Portal AISWEB, fonte oficial de Informações Aeronáuticas do Brasil.

Com informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Evacuação Aeromédica de bebê entre Pelotas e Porto Alegre foi realizada...

0
A missão envolveu o transporte de um bebê de oito meses que sofreu queimaduras graves e precisava com urgência de tratamento especializado.