Início Aeroportos

Aeroporto de Congonhas terá capacidade para jatos Airbus A321

Divulgação – Aeroporto de Long Beach

O avião de corredor único de maior sucesso no mundo na atualidade poderá pousar em Congonhas muito em breve com a reforma do aeroporto paulista.

Hoje, as maiores aeronaves a operarem no aeroporto central da capital paulista são o Airbus A320neo, Boeing 737 MAX 8 e o Embraer E195-E2, este último com restrição para algumas posições de parada devido ao seu comprimento.

A principal medida para a mudança de cenário será a construção do novo píer. Ele também contará com abastecimento pelo subsolo, com tanques que serão conectados às aeronaves por meio de um caminhão bomba, sem necessidade de um caminhão-tanque, que é maior e gera maior poluição.

Divulgação – AENA

Este novo terminal será totalmente construído para operação do A321ceo/neo em qualquer posição, sem restrições, assim como será com o E195-E2. O jato da Airbus tem 44 metros de comprimento e o brasileiro Embraer tem 41 metros. Atualmente, se essas aeronaves forem posicionadas, a parte traseira (cauda) entra na área dedicada às pistas de taxiamento, podendo causar colisões e impedir o tráfego de outros aviões.

O A321neo pode levar até 244 passageiros, 50 a mais que o A320neo ou o 737 MAX 8, sendo um grande desejo das empresas aéreas operarem o modelo em Congonhas. O aeroporto continuará a ter limitações de slots (horário de pouso + decolagem), portanto, com o novo terminal e a capacidade para o modelo maior, as empresas terão maior oferta de assentos com o mesmo número de slots já concedidos.

Apesar de não especificado, por serem menores que o A321, os jatos Boeing 737 MAX 9 e MAX 10 também deverão operar sem restrições, o que será bastante interessante para a GOL Linhas Aéreas, que encomendou o MAX 10, o maior 737 já feito e que pode levar até 230 passageiros.

A Aena afirmou que “Depois de implementadas as melhorias, com todos os pontos de parada de aeronaves preparados para receber aviões de maior capacidade, como o Airbus A321neo, Congonhas poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile