Aeroporto de Divinópolis (MG) recebe calibração do PAPI através de drone

Imagem: Prefeitura de Divinópolis

Nota: ao contrário da informação anterior, em que a Prefeitura de Divinópolis afirmou que realizou o trabalho, com participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), na verdade, tudo foi feito por uma empresa privada, conforme informações a seguir.

Na última quinta-feira (4), o município de Divinópolis, em Minas Gerais, teve um avanço significativo nas obras de melhoria do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral. A iniciativa consistiu na calibração do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) através de um drone, realizada pela Engelétrica em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O PAPI é um equipamento essencial para a orientação de pouso em aeroportos, contribuindo para a segurança das operações aéreas. Composto por luzes brancas e vermelhas instaladas ao lado da pista, ele fornece aos pilotos informações visuais importantes durante a fase de aproximação para o pouso.

O objetivo da calibração realizada em Divinópolis é integrar o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral a operações por instrumentos, parte fundamental das obras de modernização em andamento. Para alcançar esse objetivo, além do teste feito com o drone, uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) será encarregada da homologação final do sistema PAPI. Esse processo é necessário para garantir a conformidade do equipamento com os padrões de segurança e eficácia exigidos pelas autoridades aeronáuticas.

O PAPI é projetado para indicar aos pilotos a trajetória correta de descida durante a aproximação para o pouso. O sistema utiliza luzes vermelhas e brancas como referência, sendo que uma quantidade equilibrada dessas cores sugere que a aeronave está na trajetória ideal. Se houver mais luzes vermelhas, indica que a aeronave está baixa, enquanto mais luzes brancas indicam uma altitude mais elevada.

Informações da Prefeitura de Divinópolis

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias