Aeroporto de Fernando de Noronha pode ganhar uma nova arquitetura alinhada às características da ilha

Atendendo às demandas dos operadores Socicam e Dix, um projeto da Bacco Arquitetos e Triptyque Architecture incorpora características únicas da ilha de Fernando de Noronha a uma nova perspectiva arquitetônica para o aeroporto local.

Diante da localização remota da ilha, os escritórios optaram por uma abordagem de construção industrializada, facilitando o transporte da estrutura por barcos até o pequeno píer de atracação e, posteriormente, para o canteiro de obras. A base do projeto foi definida pelo uso de uma estrutura em madeira laminada colada (MLC), permitindo que as operações do aeroporto continuassem sem interrupções durante as fases de construção. 

A escolha por este material proporcionou não apenas a leveza necessária para grandes beirais, mas também criou espaços sombreados e acolhedores, ideais para o clima praiano, com a incorporação de cafés, totens de check-in eletrônicos e áreas de espera confortáveis, cercadas por vegetação exuberante. 

O novo terminal de passageiros reflete a essência única de Fernando de Noronha, oferecendo uma grande varanda com serviços, envolta pela beleza natural da ilha.

No entanto, apesar da qualidade do estudo, o cliente optou por não o utilizar na expansão do aeroporto. Ao invés disso, a nova arquitetura final do local deverá ser anunciada nos próximos dias e será tocada por outra empresa. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Último Boeing 767 da Condor se despede da Alemanha com voo...

0
A aeronave decolou para seu último voo sob a marca da Condor, com destino aos EUA, onde em breve será devolvida à sua empresa de leasing.