Governo dará curso completo de piloto de avião para pessoas de baixa renda

Cessna 150L

A Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) abriu inscrições para o curso de extensão para piloto de aviação civil dentro do projeto Pilotos do Semiárido, uma das ações do Programa Asas para Todos, lançado em abril pelo Governo Federal. O prazo final de inscrições vai até dia 31 de maio. 

Destinado a pessoas de baixa renda, o curso é gratuito e oferece 20 vagas, sendo 10 preferencialmente destinadas a mulheres. O objetivo é garantir a formação completa de pilotos comerciais de avião com foco na diversidade e inclusão. Assim, o projeto fortalece o ensino aeronáutico e democratiza o acesso à formação de piloto no País.  

O curso será presencial e tem como meta formar os pilotos até a etapa de obtenção de licença de Piloto Comercial de Avião (PC) e das habilitações Monomotor Terrestre (MNTE), Multimotor Terrestre (MLTE) e Voo por Instrumentos (IFR-A). Além disso, a formação vai propiciar aos alunos o conhecimento técnico da língua inglesa, preparando-os para o Santos Dumont English Assessment (SDEA), conhecido como prova ICAO . 

Os candidatos às vagas estão isentos de taxas de inscrição e as matrículas para os selecionados também serão gratuitas. Os aprovados só terão que arcar com custos de estadia e alimentação e de deslocamento, pois o curso será ministrado em Mossoró (RN), município onde está a sede da Ufersa. 

Na primeira etapa, serão pré-selecionados 200 candidatos, preferencialmente 100 homens e 100 mulheres. Desses 200, serão selecionados 20: Sendo 10 mulheres e 10 homens. Outros 80 ficarão em cadastro reserva. 

Segundo consta no edital, serão pagos pelo governo: Todas as taxas de exame teórico da ANAC, todos os custos para obtenção dos Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA) respectivos, todos os valores das horas de voos relacionadas ao curso de PP, MNTE, PC, MLTE e IFR-A, as taxas de cheque para obtenção das habilitações e carteiras, além do curso de inglês e o valor do exame SDEA.

Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ser brasileiro, ter ensino superior completo ou estar em fase de conclusão (faltando no máximo dois períodos) e não possuir licença de piloto de avião. As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico específico. 

Todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo o edital, estão disponíveis no portal da Fundação Guimarães Duque. 

Via Assessoria de Comunicação Social da ANAC 

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias