Aeroporto de Passo Fundo (RS) continua fechado, agora por um novo motivo

Aeroporto de PAsso Fundo – Imagem: Google Earth

Em meio a uma novela que se arrasta por muitos meses a respeito da dificuldade de ajuste do sistema de auxílio ao pouso dos aviões, o Aeroporto Lauro Kortz, na cidade de Passo Fundo (RS), volta a ter estendida sua proibição de retomada de operações, agora por outro problema.

Inicialmente, a liberação do aeroporto para pousos e decolagens após extensas reformas estava suspensa porque a empresa responsável pela instalação e ajuste do PAPI não conseguia ajustá-lo corretamente (PAPI, ou Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, são luzes na lateral da pista, próximo à cabeceira, que mudam de cor entre branco e vermelho para indicar se a aeronave está no percurso correto de aproximação).

O sistema de auxílio continua sem resolução do problema, porém, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) liberaria as operações com restrições a certos modelos de aeronave de maior porte, como jatos comerciais. Entretanto, em sua mais recente vistoria ao aeroporto nesta semana, a Agência precisou novamente manter o local fora de operação, mas por outro motivo.

Segundo reporta a rádio local Uirapuru, a ANAC encontrou um segmento de 900 metros em que faltava o cercamento perimetral do aeroporto. Com isso, o local tona-se um ponto de acesso, por exemplo, a animais, que podem chegar às áreas operacionais e gerar risco à segurança de voo.

E por incrível que possa parecer, o problema não era desconhecido. Em 11 de fevereiro, por exemplo, o jornal O Nacional já reportava essa falta dos 900 metros de cercamento, portanto, nada foi feito até a recente vistoria da ANAC.

Os responsáveis pelas obras estariam agora providenciando uma cerca provisória para permitir a liberação mais rápida do aeroporto antes que se faça a instalação da cerca definitiva.

Apesar disso, esse novo problema foi suficiente para gerar perdas ao aeroporto da cidade gaúcha. As companhias Azul e Gol previam iniciar voos para Passa Fundo em 4 de abril, porém, a primeira delas já anunciou o cancelamento da programação, enquanto, por hora, a segunda ainda mantém a previsão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias