Aeroporto de Pato Branco (PR) começou a operar sob regras de voo por instrumento

Aeroporto Regional de Pato Branco – Imagem: Prefeitura de Pato Branco

Desde a última quinta-feira (21), o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, no Paraná, recebeu autorização para operar sob regras de voo por instrumento (IFR) para a aeronave ATR 72-600 de 22 toneladas. Atualmente, a Azul Linhas Aéreas opera com esse tipo de aeronave no terminal.

As regras de voo por instrumentos ou IFR (do inglês Instrument Flight Rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.

Além dos voos em condições visuais de meteorologia, estamos autorizados a operar sob as regras de voo por instrumento”, explica a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle.

Conforme Elenice, com a autorização haverá aproveitamento dos pousos e decolagens, diminuindo os índices de cancelamentos ocasionados por condições meteorológicas degradadas. “Isso não significa aproveitamento de 100% das operações. Haverá dias em que as condições meteorológicas ficarão abaixo dos mínimos, sem condições de pouso”, salienta.

Vale destacar que em 2022, houve um aproveitamento de 85% das operações comerciais, operando somente em condições visuais de meteorologia. Espera-se com a nova autorização, que a operação em condições meteorológicas de voo por instrumento, atinja um aproveitamento de 95% das operações com o ATR 72-600”, finaliza.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias