Início Aeroportos

Aeroporto de Patos de Minas (MG) reentra na rota aérea comercial do estado após melhorias

Imagem: Prefeitura de Patos de Minas

Com a estreia de novos da Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, em Minas Gerais a partir de Confins, o Aeroporto Municipal de Patos de Minas retornou oficialmente, na última terça-feira (13), à rota de voos comerciais do estado. 

A aeronave saiu do Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte) pouco depois das 8h e chegou ao Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos às 9h30, sob o comando da piloto Karen Gardini e do copiloto Kleber Silva. 

O pouso inaugural foi batizado pelo caminhão pipa do Corpo de Bombeiros. A aeronave trouxe a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes; o assessor institucional da presidência da Azul, Ronaldo Veras; a executiva de vendas da companhia na região Sudeste, Graciele Alves, e outros quatro passageiros. Eles foram recebidos por políticos, autoridades e empresários da cidade. 

Na viagem de volta, saindo às 10h30, a aeronave levou os seus primeiros passageiros para a capital mineira. O casal de Patos de Minas Ana Lourenço de Lima Souza e Antônio Marques de Souza embarcaram para visitar o filho em Vitória da Conquista (BA) e estavam satisfeitos por não precisarem mais enfrentar a rodovia: “Eu achei bom, porque daqui a Uberlândia são três horas de viagem, e sempre a gente pega o voo lá pra Belo Horizonte mesmo. Então achei melhor pegar aqui”, disse Ana antes da decolagem.

A aeronave em uso para a rota Belo Horizonte-Patos de Minas tem autonomia de até seis horas de voo e capacidade para nove passageiros. Serão três voos semanais: terça-feira, quinta-feira e sábado.

Imagem: Prefeitura de Patos de Minas

Avanços do aeroporto

De acordo com a Prefeitura de Patos de Minas, durante a cerimônia de recepção do voo inaugural, o secretário municipal de Governo, Emerson Azevedo, explicou sobre os investimentos realizados no aeródromo. O local foi equipado com estação meteorológica e, para o ano que vem, está prevista a assinatura de convênio para aquisição de um auxiliar de rampa PAPI, obrigatório para o aeroporto operar por aparelhos. A licitação, a instalação e a operação do equipamento devem ocorrer ainda em 2023. 

Azevedo ainda contou sobre os esforços do Executivo patense para viabilizar o retorno dos voos comerciais na cidade. “Desde o início da gestão, o prefeito Falcão, além de se empenhar em contatos com a empresa Azul e com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Administração, tem corrido atrás para melhorar, ampliar e deixar o nosso aeroporto em condições de receber mais voos, ter mais horários e outras aeronaves”, disse.

De acordo com a vice-prefeita, o aeroporto também passará por adequações necessárias à finalização do processo de homologação do canal de inspeção e pré-embarque. Com as alterações, os equipamentos de segurança (raio-X e pórtico detector de metais, parados desde 2017) serão utilizados. “Está no planejamento da nossa gestão finalizar e adequar a sala de pré-embarque”, afirmou Sandra Gomes.

Leia mais: