Jato da Azul é visto pousando “caranguejando” após arremetida no Centro-Oeste

Um pouso com bastante vento foi flagrado na cidade de Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, quando um Embraer E195-E2 da Azul pousou “caranguejando” (sim, esse termo existe).

A chegada da aeronave aconteceu ontem, 12 de dezembro, no voo AD-4926 de Campinas para a cidade sul-mato-grossense que faz fronteira com Pedro Juan Caballero no Paraguai. O voo foi operado pelo E195-E2 de matrícula PS-AEJ, que enfrentou fortes ventos na primeira tentativa de pouso, precisando arremeter e tentar um novo pouso.

Neste procedimento, o piloto alinha a aeronave com o vento o que a mantém desalinhada com a pista de pouso. Desta maneira apesar de “pousar de lado” o avião mantém uma trajetória constante em direção à pista. No último minuto, como mostrado no vídeo abaixo, o jato é realinhado e entra no eixo da pista.

O registro foi feito por Jandir Fabris Junior, quando chegava Ao Aeroporto Internacional de Ponta Porã para buscar parentes que estavam no voo da Azul, mas viu a aeronave arremeter e foi até a cabeceira da pista, na Avenida Internacional (literalmente na fronteira) para captar a segunda tentativa de pouso, que foi bem sucedida.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias