Aeroporto europeu está sendo acusado de favorecer a empresa aérea nacional no transporte de bagagens

Foto de sarymsakov via Deposit Photos

A Swissport, uma das maiores empresas de ground handling do mundo, tem acusado o Aeroporto de Schiphol, na Holanda, de favorecer a companhia aérea nacional, KLM, em medidas que facilitam o trabalho do pessoal de bagagem.

Segundo o jornal Het Parool, a Swissport alega que não há máquinas de elevação suficientes para outros manipuladores no aeroporto.

De acordo com a Inspeção do Trabalho, é necessário o uso de meios de elevação em Schiphol, já que transportar malas manualmente é considerado um trabalho muito pesado. Essa autoridade exige que todos os trabalhos de elevação sejam feitos por equipamentos a partir do próximo ano.

Como os depósitos e o sistema de bagagem são propriedade de Schiphol, eles são colocados à disposição das empresas de manuseio. Por isso, o aeroporto está trabalhando para atender à exigência da Inspeção do Trabalho. No entanto, a Swissport afirma que o processo está sendo conduzido de forma a dar preferência à KLM.

Segundo a concorrente, os auxílios de elevação necessários, exigidos pela Inspeção do Trabalho, estão presentes na KLM. Enquanto isso, para empresas de manuseio independentes, esses equipamentos são escassos. O caso segue em aberto e em discussão. A KLM não comentou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Projeto em análise na Câmara regulamenta desconto sobre alíquota paga por...

0
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 43/24 regulamenta o regime diferenciado das operações com combustíveis (fósseis e renováveis) e