Início Aeroportos

Aeroporto Internacional de Confins foi o que mais promoveu eventos para “spotters” em 2023

Spotters em um dos eventos pelo Brasil em 2023

Texto por Ricardo Morgan/@morganspotter

O ano de 2023 chega ao fim e vai deixar saudades para os spotters que participaram de eventos viabilizados pela BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Foram 5 ‘Spotter Time’ para os entusiastas da aviação fazerem registro, em fotos e vídeos, pertinho dos aviões. Com isso, o terminal mineiro foi o que mais promoveu ações para spotters no Brasil.

Dois eventos foram específicos de inauguração de novas rotas, para Bogotá, na Colômbia, com a Avianca (26/03), e Curaçao, no Caribe, com a Azul (24/06). Outros dois foram de reinauguração de destinos que estavam suspensos por causa da pandemia de Covid-19: para Fort Lauderlade (23/06) e Orlando (24/09), ambos nos Estados Unidos e com a Azul (voos que marcaram o retorno do widebodies – aviões de fuselagem larga – da companhia aérea em Confins).

O único evento que não inaugurou destino, mas que festejou 15 anos de operações em Confins, foi da Copa Airlines, que aconteceu na madrugada do dia 1º de setembro e que contou com o avião com a pintura especial retrô da companhia. Todas as ações tiveram os tradicionais batismos nas aeronaves, feitos com jatos de água dos caminhões de combate a incêndios.

Durante o ano de 2023, ao menos 18 aeroportos do Brasil realizaram ações para spotters. No topo está o BH Airport, que realizou 5 eventos. Em seguida, estão os aeroportos Santos Dumont-RJ (19/07 e 25/11) e de Belém-PA (05/05 e 13/12), ambos com 2 eventos no ano.

Já os de Guarulhos-SP (20/01), Congonhas-SP (12/04), Jundiaí-SP (29/04), Sorocaba-SP (29/04), Fortaleza-CE (20/05), Brasília-DF (15/07), Chapecó-SC (04/08), Campo de Marte-SP (11/08), Caldas Novas-GO (17/08), Ribeirão Preto-SP (02/09), Zona da Mata-MG (29/09), Viracopos-SP (30/09), Vitória da Conquista-BA (27/10), Salvador-BA (11/11) e São José do Rio Preto-SP (16/12) fizeram apenas 1 evento cada.

O ‘Spotter Time’ da BH Airport é uma espécie de mini Spotter Day, ou seja, possui uma duração mais curta e é específico de algum acontecimento. Organizar esse tipo de evento em aeroportos não é nada fácil e exige articulações com diversos setores para que as ações sejam realizadas.

“Todos os eventos realizados no aeroporto, incluindo o ‘Spotter Time’, passam por alinhamentos com os órgãos públicos envolvidos na operação, bem como com as companhias aéreas participantes. A colaboração e aprovação desses parceiros são essenciais para garantir o sucesso e a segurança dos eventos”, disse a equipe da assessoria de comunicação do BH Airport.

Novos destinos abrem a possibilidade de gerar novos eventos para os spotters. “Estamos constantemente em busca de novas rotas e consideramos justo celebrar essas conquistas ao lado dos nossos spotters. Assim, sempre que possível, buscamos incluir o ‘Spotter Time’ nessas ocasiões especiais”, completou a concessionária.

Para 2024, a BH Airport está planejando um Spotter Day especial para celebrar o aniversário de 40 anos do aeroporto e os 10 anos de operação da concessionária. “Acreditamos que, ao receber os spotters, não apenas conectamos novas pessoas à paixão pela aviação, mas também tornamos a Aviação mais acessível a todos, contribuindo para encurtar distâncias e conectar destinos”, finalizou a empresa.