Aeroporto Internacional de Curitiba registrou aumento de 14% em passageiros em 2023

Imagem: Google Earth

A CCR Aeroportos divulgou os dados de movimentação de seus 16 aeroportos no ano de 2023, com resultados expressivos. Maior terminal administrado pela concessionária, o Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) registrou um aumento de 13,84% no número de passageiros na comparação com o ano anterior.

Ao todo, foram 5.565.815 viajantes no período. O volume é significativo e consolida o bom momento de CWB, que registra crescimento anual contínuo desde de 2021. A expectativa é de que o Afonso Pena supere o volume de passageiros registrado no período pré-pandêmico ainda em 2024.

Administrado pela CCR Aeroportos desde 2022, o aeroporto está recebendo uma série de obras e melhorias que devem transformar o terminal nos próximos anos, incluindo a construção da terceira pista que deverá ser entregue até o final de 2026.

Além do aumento do número de passageiros, o Afonso Pena tem registrado um significativo crescimento na quantidade de lojas e serviços oferecidos dentro do sítio aeroportuário, além do crescimento de rotas cargueiras internacionais que subiram de seis para dez ao longo de 2023, consolidando o terminal como o quinto do País em volume de importações de produtos.

Outro marco importante do ano do aeroporto foi a ampliação das opções de rotas comerciais internacionais com a inclusão de quatro voos semanais para Montevidéu desde o último mês de outubro. Além da capital uruguaia, o Afonso Pena tem rotas diretas disponíveis para Buenos Aires e Santiago.

Os resultados satisfatórios em diferentes setores têm ajudado o aeroporto a se colocar em um lugar de destaque no hub de transporte aéreo nacional. Em janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou a pesquisa Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) que apontou o Afonso Pena como o segundo melhor avaliado do País entre os aeroportos privados.

Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior, o crescimento registrado no balanço anual reforça a caminhada de crescimento do terminal nos últimos anos: “Estamos trabalhando para colocar o Afonso Pena em destaque no setor aéreo brasileiro e temos tido sucesso até aqui. Este crescimento é resultado tanto do esforço de nossos colaboradores, quanto das parcerias que temos fomentado com as companhias aéreas, um esforço que tem é fundamental para os resultados que temos obtido. A meta é seguirmos nessa trajetória de crescimento ao longo de 2024”, afirma Pisani.

Informações da CCR Aeroportos

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Nos 30 anos da morte de Senna, Força Aérea Brasileira faz...

0
Ayrton Senna voou em aeronaves da Força Aérea Brasileira e ainda foi condecorado após suas conquistas e contribuição junto à instituição.