Aeroporto londrino vai retirar a polêmica que irritou as empresas aéreas

Aeroporto de Londres – Heathrow – Foto: AEROIN

No meio deste ano, uma decisão da administração do Aeroporto de Heathrow, em Londres, causou polêmica. O mais movimentado aeroporto do Reino Unido decidiu limitar a quantidade de passageiros das empresas aéreas para que conseguisse dar conta da demanda de verão em meio a uma crítica falta de trabalhadores.

Agora, passados alguns meses, o Wall Street Journal citou fontes internas anônimas para reportar que o limite de passageiros seria retirado dentro do cronograma no final deste mês.

O aeródromo introduziu o limite pela primeira vez em julho, quando exigiu que as companhias aéreas restringissem a capacidade e até cancelassem alguns voos por temores de que o aeroporto não pudesse lidar com segurança a um fluxo de mais de 100.000 passageiros por dia.

O limite de passageiros foi bem recebido por algumas companhias aéreas, em particular a British Airways, que enfrentou sua própria escassez de funcionários durante o verão. Mas outras transportadoras, incluindo a Emirates, protestaram contra os planos. Os árabes chamaram o limite de passageiros de “irracional e inaceitável” e ameaçou ignorar o pedido, classificando a administração de Heathrow como incompetente.

Em vez de aceitar a culpa pelas longas filas de segurança, o aeroporto transferiu a culpa pelo limite de capacidade para as companhias aéreas. Heathrow acusou-os de não contratar trabalhadores de terra suficientes, como carregadores de bagagem, operadores de rebocadores e funcionários de check-in, e essa foi realmente a causa raiz dos problemas.

No final, os dois lados chegaram a uma trégua e a Emirates teve que transferir alguns passageiros para outro aeroporto de Londres, o Gatwick. Isso, portanto, está próximo de terminar, assim que Heathrow retirar de vez a regra.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias