Aeroportos brasileiros são destaque na premiação do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe

Imagem: Zurich Airport Brasil

Na tarde de ontem, dia 6 de novembro, durante o evento ACI-LAC Annual Assembly, Conference & Exhibition 2023, em Miami, o Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) celebrou o compromisso dos aeroportos da região com o desenvolvimento e implementação de projetos inovadores em duas áreas fundamentais para a indústria aeroportuária: a descarbonização e a melhoria da experiência do passageiro.

O prêmio Green Airport Recognition tem como objetivo promover iniciativas de aeroportos da América Latina e Caribe em diversas áreas da gestão ambiental aeroportuária, como manejo de resíduos, eficiência energética, gestão de emissões de carbono e adaptação às mudanças climáticas.

Neste ano, o Green Airport Recognition tem o apoio da TAV Tecnologies, parceiro de negócios (WBP) do ACI-LAC e um dos principais fornecedores de tecnologia do mercado aeroportuário.

Quatorze iniciativas de operadores aeroportuários da América Latina e Caribe, membros do ACI-LAC, cumpriram os requisitos de acordo com a banca julgadora e foram premiadas com o Green Airport Recognition 2023. Conheça os projetos vencedores:

– “Avaliação energética e otimização dos sistemas de purificação de águas residuais e ar condicionado do aeroporto de Quito” – Corporación Quiport (Equador);

– “Gestão sustentável de resíduos e materiais no Projeto de Expansão Novo Jorge Chávez” – Lima Airport Partners (Peru);

– “Baltra livre de plásticos” – ECOGAL (Equador);

– “Construindo acessibilidade com tampas” – CORIPORT (Costa Rica);

– “Plano de integração das partes interessadas – Aeroporto El Dorado – OPAIN (Colômbia);

– “Implementação de tecnologias para economia de energia e redução de emissões de carbono” – OMA (México);

– “Alternativa sustentável para o aproveitamento de resíduos do café” – SACSA (Colômbia);

– “Otimização do sistema de climatização do Aeroporto Internacional das Américas” – AERODOM (República Dominnicana);

– “Atualização sustentável de caldeiras” – Novo Padahuel (Chile);

– “Plano de Ação para a operação de um aeroporto energeticamente eficiente” – AERIS Costa Rica (Costa Rica);

– “Iniciativa lixeiras sustentáveis” – Concessionária dos Aeroportos da Amazônia (Brasil);

– “Projeto 400Hz + PCA – Fornecimento de energia elétrica e ar condicionado para aeronaves em terra” – BH Airport (Brasil).

Aeroportos brasileiros são destaque

Na edição de 2023 do Green Airport Recognition, que premia aeroportos membros com iniciativas que reduzem suas emissões de carbono e impactos ambientais, o ACI-LAC concedeu menção especial na categoria “Economia Circular” à Zurich Airport Brasil, que opera três aeroportos no país – Floripa Airport, Vitória Airport e Macaé Airport – pela implementação da iniciativa “Aqua Project”.

O projeto consiste no reuso, redução e monitoramento dos recursos hídricos dos aeroportos. No Floripa Airport, por exemplo, 45% da água utilizada nos banheiros e climatização é de reuso. O Aqua Project se estende ainda às escolas públicas no entorno dos terminais com ações de educação ambiental, como a limpeza de praias.

Na categoria “Mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, o Salvador Bahia Airport recebeu menção especial pelo projeto “Eficiência Energética no Aeroporto de Salvador”. A gestão do consumo de energia do aeroporto é feita por meio de análise de dados, controles operacionais e é resultado de um conjunto de ações, como aproveitamento da luz natural, automação do sistema de climatização, uso de equipamentos mais eficientes, entre outras ações.

Administrado pela Vinci, o Salvador Bahia Airport tem também a maior usina solar do Brasil em aeroportos, com capacidade de geração de 4,2 MW, podendo abastecer cerca de 30% do consumo do terminal com energia limpa.

Primeira edição do Young Professional Award

Na estreia da premiação Young Professional Award, que valoriza inovação na experiência do passageiro, o vencedor foi o engenheiro industrial Hugo Lechuga Gilt, chefe do Sistema Integrado de Gestão de Aeropuertos Andino del Peru.

O projeto apresentado propõe uma experiência mais autônoma no ambiente aeroportuário para pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida e dificuldades de comunicação por meio da utilização do aplicativo Lazarillo no Aeroporto Internacional Alfredo Rodriguez Ballón, em Arequipa, no Peru.

O aplicativo, que já é utilizado nos metrôs das cidades de Santiago (Chile) e Tampa (EUA) e também do Catar, permite que o usuário se locomova de forma independente a partir e comandos de voz que oferecem uma navegação assistida e em tempo real sobre trajetos e serviços.

O Young Professional Award foi criado com o objetivo de incentivar jovens talentos que trabalham em aeroportos membros do ACI-LAC a compartilharem projetos que possam impulsionar inovações na indústria aeroportuária. Nos últimos meses, os candidatos enviaram estudos detalhados de suas ideias, apontando soluções tecnológicas para melhorar a experiência do passageiro aeroportuário.

Os projetos foram analisados por uma banca de juízes composta por representantes da ICAO/OACI (Organização da Aviação Civil Internacional). Este ano, o prêmio recebe apoio do parceiro de negócios (WBP) SITA, referência em soluções de tecnologia para o mercado aeroportuário.

O contemplado Hugo Lechuga comentou:

“Este reconhecimento reflete nosso compromisso com a acessibilidade para todas as pessoas. Obrigado ACI LAC pelo seu inestimável trabalho e à equipe dos Aeropuertos Andinos del Perú pela sua dedicação incansável na busca de melhorar a experiência dos passageiros, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável das regiões onde operamos”.

Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC, afirmou a importância de iniciativas que incentivam o incremento da cultura de inovação na indústria aeroportuária:

“Sustentabilidade e a experiência do passageiro são dois aspectos-chave de nossa indústria. Temos um compromisso setorial de redução a zero das emissões líquidas de carbono até 2050 e os projetos destacados pelo Green Airport Recognition estão alinhados a esta meta.

Além disso, acreditamos que a satisfação do passageiro em sua jornada de viagem impulsiona as receitas não aeronáuticas e ajuda a consolidar a marca do aeroporto. Neste sentido, o Young Professional Award certamente contribuirá para que nossos membros possam agregar importantes vantagens competitivas ao investirem em profissionais que desenvolvem soluções inovadoras”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias