Agência Europeia de Defesa coordenará dois projetos-chave de transporte aéreo militar

C-130 da Força Aérea Sueca (Divulgação)

A Agência Europeia de Defesa (EDA) apoiará dois projetos de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO) focados em moldar as futuras capacidades de transporte aéreo militar europeu, tanto para cargas médias quanto grandes. Em particular, a EDA foi encarregada de ajudar a harmonizar os requisitos de duas plataformas: o Future Medium-Size Tactical Cargo (FMTC) e o Strategic Air Transport For Outsized Cargo (SATOC).

Como detalha o Aviacionline, ambos os projetos foram lançados na quarta onda de projetos PESCO e são coordenados pela França e Alemanha, respectivamente; o FMTC também reúne Alemanha, Espanha e Suécia como membros do projeto; e República Tcheca, França e Holanda no projeto SATOC.

O projeto de transporte tático

Os aviões de carga táticos são os “burros de carga” da Força Aérea em termos de logística, evacuações médicas e missões especiais. Atualmente, os Estados-Membros da UE operam uma vasta gama de aeronaves táticas de carga (por exemplo, C130, C-295, C-27J). Exceto o A400M, uma moderna plataforma cruzada estratégico-tática, muitos dos citados estarão chegando ao fim de seus ciclos de vida na próxima década.

C-27 Spartan em voo

O principal objetivo do projeto FMTC é desenvolver a capacidade de mobilidade aérea tática de próxima geração das forças armadas dos Estados-Membros da UE. O objetivo é fornecer aos participantes e à indústria elementos sólidos para decidir qual será o futuro das frotas de transporte tático militar de tamanho médio da UE em 2035 e além, definindo requisitos comuns para um novo transporte tático de tamanho de carga futuro.

O futuro transporte aéreo estratégico

O objetivo do SATOC é suplantar o défice crítico de transporte estratégico de cargas pesadas e grandes, fator crucial para as missões e operações militares. O SATOC consiste em uma abordagem de três etapas: primeiro, identificar um número suficiente de membros do projeto, segundo, harmonizar os requisitos e, finalmente, identificar e acordar uma solução europeia comum para o transporte de grandes cargas. 

A agressão da Rússia contra a Ucrânia também destacou a importância do transporte de cargas superdimensionadas e pesadas. A destruição de várias aeronaves Antonov, incluindo o AN-225 Mriya (o maior avião cargueiro do mundo),reduziu ainda mais o acesso das Forças Armadas europeias ao transporte aéreo estratégico.

O apoio da EDA aos projetos FMTC e SATOC para futuros sistemas de transporte aéreo militar europeu, que terão um período inicial de 24 meses, será dedicado à harmonização dos requisitos dos membros do projeto e à elaboração de um documento de orientação comum preciso para a pesquisa e desenvolvimento do plataforma planejada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Casal tem problemas com reclinação de assento da executiva e entra...

0
Um casal indiano ganhou uma ação contra a Singapore Airlines, recebendo uma indenização equivalente a US$ 2.400 após os assentos