Início Empresas Aéreas

Air Europa pode ser parcialmente estatizada para dar salvação à empresa

A compra da segunda maior aérea espanhola, a Air Europa, pela maior do país, a Iberia (e o grupo IAG), voltou à mesa e poderia até acontecer com uma ajudinha do governo local, como informa o El País.

Imagem: Air Europa

A compra da Air Europa pelo grupo Iberia através do grupo IAG foi uma proposta que nasceu pouco antes da pandemia do coronavírus, mas que acabou desandando por causa do vírus. Ao longo da crise da Covid, valores foram revisados várias vezes, termos ajustados, o governo acabou ajudando às partes e a negociação foi suspensa mais de uma vez.

Após tanto vaivém, a última notícia, datada do final de 2020, era de uma paralisação completa do negócio, para uma reanálise sem prazo definido, antes mesmo dele ser apreciado pelos órgãos anti-truste da Europa. No entanto, agora, rumores sobre um novo modelo voltaram à tona, através de Nadia Calviño, Vice-Presidente Primeira da Espanha e Ministra de Assuntos Econômicos e Transformação Digital.

Segundo o jornal El País, todas as opções estão sendo analisadas, incluindo um investimento do governo, que ficaria com 40% da Air Europa, e os 60% restantes com a IAG, de maneira a dar viabilidade ao negócio.

Um dos motivos para que o governo seja acionista é que a Air Europa recebeu ajuda estatal durante a pandemia através de empréstimos e incentivos fiscais, e existem dúvidas se a empresa conseguirá pagar a dívida caso a compra não seja concluída.

Ambas as empresas não comentaram ao El País sobre o assunto ou a possibilidade de uma parceria público-privada.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile