Após trinta anos desde o voo inaugural do Airbus A321, o modelo ultrapassou seu precursor A320 e tornou-se o mais popular da empresa. Os números atualizados da carteira de pedidos mostram que o A321 chegou a 5.163 unidades, desde sua primeira versão, ultrapassando assim os 4.763 do A320.
Esta mudança deve-se ao movimento das operadoras de transporte para o modelo maior. Com o desenvolvimento do mercado aéreo em todo o mundo e sem um concorrente a altura, o A321neo acabou “no lugar certo, na hora certa”, triplicando as vendas na comparação com o A321 original, como relata o Flight Global.
Até o momento, a Airbus entregou 1.078 A321neos aos seus clientes. Estas aeronaves mostraram-se extremamente úteis para o transporte de passageiros devido à sua capacidade para realizar longas distâncias em escala. É notável a evolução deste modelo desde o seu voo inaugural.
Sabendo dessa vantagem competitiva, a Airbus já criou o A321 LR, com alcance estendido, e trabalha para certificar o A321 XLR, com maior alcance ainda, o que deve potencializar as vendas do modelo. O melhoramento aerodinâmico, a mudança no desempenho e recentes refinamentos tornaram esta aeronave extremamente popular e procurada para as companhias aéreas.