Início Acidentes e Incidentes

Airbus A321 passa sobre aeronave remotamente pilotada ao chegar para pouso no Aeroporto de Campinas-Viracopos

O A321neo pousando em Viracopos, após ter passado sobre um drone, em cena do vídeo abaixo

Mais uma vez a segurança de voo foi colocada em risco devido à irresponsável utilização de uma aeronave remotamente pilotada, equipamento popularmente conhecido como drone, nos arredores de um dos mais movimentados aeroportos brasileiros, em Campinas (SP).

Como mostrado previamente no AEROIN, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), teve operações paralisadas por cerca de meia hora há pouco mais de uma semana devido ao avistamento de drones nas proximidades.

Agora, nesta quinta-feira, 30 de novembro, foi a vez do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, passar pelo mesmo problema, conforme mostra o vídeo a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube:

Como visto nas cenas acima, acompanhadas da frequência de comunicação da Torre Campinas, o voo AD-4669 da Azul Linhas Aéreas fazia a aproximação para pouso em Viracopos, às 16h20, quando os pilotos reportaram ao controlador de tráfego aéreo a presença de um drone.

Segundo o relato, o Airbus A321neo passou sobre o equipamento, que estava pairando na área da aproximação para a pista 33 do aeroporto campineiro.

O controlador informou a ocorrência à CAMES (Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança do aeroporto) e passou a reportar para as próximas aeronaves sobre o avistamento.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile