Airbus A330 acaba de pousar com problema no Aeroporto de Viracopos; acompanhe ao vivo

O A330 parado na pista, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um Airbus A330 que decolou neste início de tarde do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apresentou um problema e precisou retornar à origem, fazendo um pouso seguro, porém, ficando parado ao final da pista.

No momento do pouso, foi possível ver que as portas do trem de pouso principal permaneceram abertas, e só se fecharam posteriormente. O jato percorreu toda a longa pista até parar.

O vídeo a seguir mostra a gravação feita pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, voltada ao aeroporto campineiro. O pouso, ocorreu às 13h44, após 50 minutos desde a decolagem:

Como visto nas cenas acima, o avião envolvido é o Airbus A330-200P2F (cargueiro) registrado sob a matrícula EI-MYY, operado pela companhia aérea mexicana Mas Air Cargo. Ele havia decolado às 12h54 para o voo 6442, que teria como destino Quito, no Equador.

A tela a seguir, da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, mostra que os pilotos iniciaram o retorno poucos minutos após a decolagem e então colocaram o avião em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) para consumo de combustível, até a redução do peso para um valor adequado ao pouso.

Imagem: RadarBox

Apesar do problema, não houve pedido de apoio de equipes de emergência pelos pilotos para o pouso. Após a parada por alguns minutos no final da pista 15, os tripulantes conseguiram taxiar o grande A330 para fora da pista, permitindo a retomada das operações em Viracopos.

O avião foi então mantido na taxiway até que um veículo fosse enviado para realizar o reboque até o pátio do aeroporto.

O veículo de reboque chegando – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

O Airbus A330-200 permaneceu em Viracopos até o início da noite, e então partiu às 19h32 para dar prosseguimento ao voo até o Equador.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias