Airbus A330: Lufthansa equipa um terceiro avião para coletar dados climáticos

Sondas na fuselagem do A330 – Foto: Lufthansa

O Grupo Lufthansa informou que a expandir seu compromisso com a pesquisa climática e, juntamente com o Jülich Research Center, equipou uma terceira aeronave de sua frota com instrumentos de medição. Desta forma, um Airbus A330 (de matrícula D-AIKE) da empresa turística Eurowings Discover passará a capturar continuamente dados da atmosfera. 

O modelo foi escolhido por fazer voos de longa distância entre a Europa, América do Norte, Caribe, Oceano Índico e África e, portanto, poder acumular dados de diferentes regiões do globo. Há mais de sete anos, a Lufthansa opera duas aeronaves de longo curso equipadas com o sistema de medição do projeto de pesquisa europeu IAGOS (In-service Aircraft for a Global Observing System).

“Estamos orgulhosos de poder apoiar o projeto IAGOS com uma terceira aeronave de longo curso. Nos últimos 30 anos, os dados coletados com nossas aeronaves contribuíram significativamente para a criação de um dos conjuntos de dados mais abrangentes do mundo sobre o conteúdo de ozônio e vapor de água da atmosfera”, disse Christina Foerster, membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa.

Imagem: Grupo Lufthansa

O sistema do projeto é composto por sondas de medição instaladas permanentemente na fuselagem do avião. Após cada voo, os dados de medição registrados são transmitidos automaticamente para o banco de dados central do centro de pesquisa CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), em Toulouse. 

Os resultados são então disponibilizados gratuitamente para pesquisa global e usados ​​por cerca de 300 organizações em todo o mundo. Eles ajudam os pesquisadores a obter novos insights sobre a evolução do clima, a composição da atmosfera e a determinação de mudanças de longo prazo para tornar os modelos climáticos mais precisos e melhorar as previsões meteorológicas.

A primeira aeronave IAGOS do Grupo Lufthansa, um Airbus A340-300 (D-AIGT), está em serviço desde 8 de julho de 2011. Nesse dia, a Lufthansa se tornou a primeira companhia aérea do mundo a decolar em parceria com o IAGOS.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Policiais vão ao portão de embarque no GRU Airport, convidam passageiro...

0
A Polícia Federal informa a prisão de mais um passageiro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, antes de seu embarque rumo