Airbus A350F ganha nova porta e duas toneladas de capacidade extra de carga

Imagem: Airbus

A Airbus felicitou, este mês, o aniversário de 10 anos do primeiro voo do A350-900, mas, ao mesmo tempo, avançou no desenvolvimento de seu modelo de cargueiro, o A350F. Mais forte e eficiente, para bater de frente com seu rival, o Boeing 777-8F, o A350F possui 39 pedidos firmes, superando o número da Boeing – 28 pedidos. A entrada em serviço está prevista para 2026.

Apesar de sua porta de carga antes da atualização já ser a maior do seu segmento, a aeronave de carga da Airbus recebeu algumas melhorias que visam permitir um carregamento simultâneo das duas pontes. Isso resulta também no aumento na carga útil, que foi de 109 para 111 toneladas, ficando um pouco mais próximo à capacidade do Boeing 777-8F, que leva 118 toneladas.

Além disso, a porta de carga também foi estendida para 4,4 metros, ampliando a largura em 17% para facilitar as operações de carregamento, relatou o jornal francês La Tribune.

A Airbus parece determinada a superar os concorrentes, afirmando que o A350F será “o avião cargueiro de grande porte mais eficiente do mundo”. Apesar de ainda não ter sido lançado, as primeiras peças já foram produzidas em Nantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias