Comissária de voo provoca a ira de passageiros ao se referir a Israel como “Palestina ocupada”

Imagem: Dirk Vorderstraße / CC BY 2.0, via Wikimedia

Passageiros que estavam a bordo de um voo recente da Itália para Tel Aviv, operado pela Ryanair, relataram que uma comissária de bordo anunciou o destino como “Palestina ocupada” durante o procedimento de aterrisagem. Este anúncio causou uma resposta furiosa dos passageiros israelenses que exigiram que a tripulação se corrigisse ou pedisse desculpas.

O relato de um dos passageiros, citado pelo World Israel News, disse que a comissária de bordo respondeu à reclamação dos passageiros dizendo que “ninguém conhece essa cidade”.

Diante de mais exigências, a tripulação supostamente ameaçou chamar a polícia. Apesar dos pedidos dos passageiros de que a comissária de bordo parasse de se referir a Tel Aviv como Palestina, alguns relatos dizem que ela repetiu o “se aproximando da Palestina” antes do pouso.

Quando alguns passageiros tentaram tirar uma fotografia da comissária, ela se recusou a se identificar para eles e não usava seu crachá de identificação. A Ryanair foi abordada para comentar o suposto incidente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Estado de Israel abrange Tel Aviv, ainda que muitos governos continuem usando a cidade como a sede de suas embaixadas e consulados. Atualmente, a Ryanair opera voos para Tel Aviv a partir de várias cidades europeias, incluindo sete aeroportos na Itália.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias