Airbus aborda a Coreia do Sul para atrapalhar os planos da Embraer com o KC-390

Divulgação – Airbus

Uma delegação sul-coreana, acompanhada por pessoal da Airbus Defense and Space, viajou para a Espanha para avaliar o A400M como uma futura aeronave de transporte para a Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF) a ser incorporada em substituição ao seu C-130H Hercules, relatou o Aviacionline.

Conforme informado pelo Exército Aeroespacial espanhol, o chefe da 31ª Ala, Coronel José Ramón García Paniagua, recebeu os coreanos no edifício-sede da unidade, onde explicou as características da aeronave e as vicissitudes da unidade no que tem sido o transição do T-10 (C130H) para o T-23 (A400M), respondendo a todas as questões colocadas pela delegação.

A visita também teve como objetivo verificar de perto as características do A400M e se essas características atenderiam aos requisitos estabelecidos pela ROKAF no concurso de aquisição. Também participam desta disputa o C-130J da americana Lockeed Martin e o KC-390 da brasileira Embraer.

Por sua vez, a Korean Aerospace Industries (KAI) está desenvolvendo sua própria solução nacional, o projeto Multi-mission Cargo eXperimental (MC-X), que teria uma capacidade máxima de carga de cerca de 30.000 kg, o que o colocaria abaixo das capacidades do A400M, mas acima do C-130J ou KC-390.

Após a verificação visual dos aviões, nas suas configurações de transporte e reabastecimento em voo, a visita da delegação coreana terminou no simulador de voo do centro de treinos de Saragoça.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias