Início Indústria Aeronáutica

Airbus amplia presença na China ao estabelecer parcerias com mais fornecedores chineses

Imagem: Airbus

A Airbus ampliou sua presença na China ao estabelecer parcerias com fornecedores chineses adicionais em áreas que incluem produção de componentes de aeronaves, montagem, entrega e manutenção.

Conforme o China Daily, em quase quatro décadas desde a estreia do primeiro avião Airbus no mercado chinês, a colaboração entre a fabricante europeia e a indústria de aviação chinesa aumentou rapidamente.

O plano do novo complexo de fábricas já foi finalizado e os preparativos para a segunda linha de Montagem Final (FAL) de Família A320 da Airbus na Ásia, na cidade portuária industrial no norte da China, em Tianjin, estão em pleno andamento. A expectativa é que a linha comece a operar até o final de 2025.

Juan Tubio, diretor-geral da FAL, disse que o empreendimento tem sido fundamental para a estratégia industrial global da Airbus: “Estamos muito satisfeitos com a configuração e o ecossistema que estabelecemos aqui, assim com os parceiros existentes que temos”, disse ele, destacando que a Airbus Tianjin já montou e entregou mais de 660 aeronaves da família A320″.

George Xu, CEO da Airbus China, acrescentou que a fabricante estabeleceu sua primeira linha de montagem final fora da Europa em Tianjin em 2008, para estar mais próxima dos clientes. Para reduzir ainda mais os custos e aumentar a eficiência da FAL, a empresa acelerou seu desenvolvimento de uma disposição de cadeia de suprimentos localizada na China.

A instalação de Tianjin tem atraído outras empresas relacionadas à aviação para se estabelecerem nas proximidades, proporcionando um apoio sólido para a Airbus. A empresa tem mais de 200 fornecedores na China, e o valor total de cooperação industrial entre a Airbus e a indústria de aviação chinesa atingiu aproximadamente US$ 1 bilhão em 2020.

A Airbus tem incentivado fornecedores internacionais a cooperarem com a China, levando muitos fornecedores europeus do setor aeroespacial a se estabelecerem no país. Nesse sentido, destacam-se a Figeac Aero, GKN Aerospace e Chemetall.

As expectativas são altas para o futuro da Airbus na China, à medida que a empresa planeja avanços contínuos na inovação, serviços ao cliente e no desenvolvimento de seu suprimento global.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile