Início Indústria Aeronáutica

Airbus confirma o primeiro centro de serviços de ciclo de vida de aeronaves da China, para 125 aviões

Concepção gráfica das futuras instalações – Imagem: Airbus

A Airbus informa hoje, 27 de abril, que estabeleceu uma parceria, do tipo joint venture, com a Tarmac Aerosave (empresa francesa de reciclagem e manutenção de aeronaves, com tem a Airbus como sócia) e com a cidade chinesa de Chengdu, para a criação do primeiro centro de serviços de “ciclo de vida” de aeronaves na China.

A nova instalação cobrirá uma série de atividades, que vão desde estacionamento e armazenamento de aeronaves até manutenção, atualizações, conversões, desmontagem e serviços de reciclagem para vários tipos de aeronaves.

O anúncio segue um Memorando de Entendimento (MoU) inicial assinado em janeiro de 2022. A entrada em serviço do novo centro está prevista para a virada deste ano.

A instalação terá uma superfície de 717.000 metros quadrados e uma capacidade de armazenamento de 125 aeronaves. Ele será incorporado em um ecossistema completo com um parque industrial de aviação adjacente que hospeda empresas de manufatura e serviços aeroespaciais no distrito de Shuangliu, em Chengdu.

De acordo com a fabricante aeroespacial europeia, este será outro marco importante da cooperação entre a Airbus e a China, pois contribui para fortalecer a indústria de aviação da China em serviços de pós-venda.

Com este centro de ciclo de vida de aeronaves, a presença da Airbus na China é expandida para cobrir toda a cadeia industrial, desde a fabricação de peças, montagem e entrega de aeronaves e operação de frota até os serviços de fim de vida, como desmontagem e reciclagem de peças de alto valor.

A Tarmac Aerosave disponibiliza ao projeto seus mais de 15 anos de experiência em desmantelamento eficiente de aeronaves, incluindo o primeiro Airbus A380 desmontado na história.

Localizada no mesmo centro estará a Satair, subsidiária da Airbus, que adquirirá aeronaves antigas e comercializará e distribuirá as peças usadas para completar o escopo completo dos serviços de ciclo de vida. No processo da Tarmac Aerosave, recupera-se cerca de 90% do peso da aeronave, superando em muito os padrões da indústria.

“Este novo centro em Chengdu se encaixa perfeitamente na abordagem da Airbus para a responsabilidade ambiental em todo o ciclo de vida da aeronave. O armazenamento, as atualizações e o desmantelamento de aeronaves ocorrerão sob o mesmo teto. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com nossos fortes e experientes parceiros – Tarmac Aerosave e a cidade de Chengdu – para desenvolver o primeiro centro de serviços de ciclo de vida desse tipo na China e sua gama de serviços”, disse Cristina Aguilar, vice-presidente sênior de atendimento ao cliente da Airbus.

Sair da versão mobile