Um jato colombiano da Viva, que recentemente fechou as portas, pousou hoje em São Carlos, no interior paulista.

A aeronave tinha a matrícula HK-5277 e se trata de um Airbus A320ceo, entregue novo em 2018 para a Viva Colômbia, que encerrou as operações recentemente após uma demora do governo colombiano em aprovar o acordo de compra pela concorrente Avianca.
A baixa da frota da Viva foi dada em fevereiro, pouco antes do colapso, e o jato não chegou a receber uma nova pintura, estando com a fuselagem branca e motores pintados. Após sair da empresa colombiana, o avião retornou para o dono (lessor), que é a irlandesa AerCap através do banco de Utah, usando a matrícula N8479A.
Ele ficou estocado no Aeroporto de Birmingham, no estado americano do Alabama, até ontem, quando foi transladado para o Brasil, com escala em Porto Rico, pela Nomadic Aviation. O pouso em São Carlos ocorreu no final da manhã, no voo OMD-167.
É esperado que a aeronave passe por manutenção nas instalações da LATAM em São Carlos, mas não há informações que indiquem qual será o próximo operador, já que não consta pedido de exportação ou transferência no banco de dados das autoridades americanas.
.@david_dek and @pm_roa on the move tonight heading to San Juan; then off to São Carlos Brazil as OMD167 pic.twitter.com/tsfY4s3y8n
— Nomadic Aviation Group 🇺🇸 (@Nomadic_OMD) May 9, 2023