Airbus e a mexicana Viva Aerobus negociam grande pedido de até 100 novos aviões

Imagem: Brand03 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A Airbus e a transportadora mexicana Viva Aerobus estão em negociações avançadas para um grande pedido de novos aviões de fuselagem estreita (narrowbody). Fontes da indústria revelaram que pelo menos 100 aeronaves estão sendo discutidas. De acordo com a Reuters, a Airbus recusou-se a comentar.

Um porta-voz da Viva Aerobus disse que “atualmente, temos um pedido em andamento do A321neo com a Airbus com entregas até 2027”. Embora a ULCC (ultra-low cost carrier) esteja em pleno crescimento nas Américas, nenhum novo pedido foi assinado. A disputa entre a Airbus e sua rival Boeing pela frota da Viva Aerobus remonta de 2013.

Na época, a Viva Aerobus trocou a Boeing pela Airbus, com um pedido de até US$ 4 bilhões para 40 aviões da família Airbus A320. A Boeing nunca levou de vencida e tenta desde então reconquistar a empresa aérea mexicana, mas os rumores indicam que a Airbus tem grandes chances de vencer novamente.

O pedido ainda estaria sendo “desenhado” para ser formalizado num futuro próximo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias