Airbus já avisa companhias aéreas de que está atrasando entregas de aeronaves para 2024 e 2025

Divulgação – Airbus

O fabricante europeu Airbus começou a notificar as companhias aéreas de que está atrasando algumas entregas de aeronaves previstas para o final de 2024 e parte de 2025 por vários meses. A decisão está relacionada aos contínuos problemas com a cadeia de suprimentos, conforme informaram fontes do setor à Reuters na última sexta-feira.

Um porta-voz da Airbus preferiu não comentar sobre o planejamento de entregas, mas disse: “Mantemos um diálogo contínuo com nossos clientes. Continuamos operando em um ambiente complexo”.

A Airbus iniciou 2024 com um aumento de 50% nas entregas de janeiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando enfrentou dificuldades devido à escassez de peças e gargalos industriais.

No entanto, o fornecimento de motores e outros componentes continua sendo relativamente escasso, e a falta de aeronaves necessárias para atender a uma recuperação da demanda pode durar anos, segundo palestrantes da conferência Airline Economics realizada na semana passada em Dublin.

O CEO da Air Lease, Steven Udvar-Hazy, afirmou na conferência que muitos aviões de corredor único da Airbus e Boeing já estão “um ano atrasados, nove meses, oito meses. Isso é mais ou menos o normal hoje em dia”.

A Airbus superou seu objetivo de entregas no ano passado, com 735 aeronaves. Os analistas de mercado esperam que o grupo europeu estabeleça como objetivo cerca de 800 entregas para 2024 quando publicar seus resultados em 15 de fevereiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias