Airbus lança demonstrador de tecnologias supercondutoras para propulsão hidrogênio-elétrica de aeronaves

Imagem: Divulgação Airbus

A Airbus UpNext, uma subsidiária integral da Airbus, informa que lançou um novo demonstrador tecnológico para acelerar a maturação de tecnologias supercondutoras para uso em sistemas de propulsão elétrica de uma futura aeronave movida a hidrogênio.

Conhecido como Cryoprop, o novo demonstrador integrará e amadurecerá um sistema de propulsão elétrica supercondutora de classe dois megawatts (2 MW), resfriado por hidrogênio líquido através de um circuito de recirculação de hélio, desenvolvido pelas equipes da Airbus em Toulouse, França, e Ottobrunn, Alemanha.

“Nossos demonstradores anteriores mostraram que as tecnologias supercondutoras seriam um facilitador chave para a eletrificação de alta potência de futuras aeronaves movidas a hidrogênio. Eu realmente acredito que o novo demonstrador levará a melhorias de desempenho do sistema de propulsão, traduzindo-se em um potencial significativo de economia de peso e combustível”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.

A Airbus tem desenvolvido tecnologias supercondutoras para propulsão elétrica de alta potência há vários anos, culminando na ativação de um sistema de propulsão criogênica integrado de 500 kW no ano passado.

O Cryoprop confirmará o potencial das tecnologias supercondutoras para aplicações futuras em aeronaves, avaliando todos os aspectos relacionados à segurança, industrialização, manutenção e operações.

Este demonstrador também dará à Airbus a oportunidade de desenvolver expertise interna de alto nível e fomentar um novo ecossistema para acelerar a introdução de novos produtos em áreas como cabos supercondutores, motores, eletrônica de potência criogênica e sistemas de resfriamento criogênico.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias