A Airbus anunciou um projeto para desenvolver lemes para aeronaves da Família A320neo baseados em materiais ambientalmente sustentáveis. A empresa trabalhou em conjunto com o especialista em estruturas belga EconCore, a empresa de pesquisa alemã Fraunhofer e a Universidade Técnica da Dinamarca para criar o leme conhecido como EcoRudder.
O novo leme será construído com compostos termoplásticos, que substituem os materiais convencionais, como laminados epóxi, enquanto não comprometem os requisitos de estresse mecânico da indústria aeroespacial, informa a matéria do Flight Global.
Além disso, o EcoRudder terá robustez e integridade estrutural suficientes para suportar cargas de serviço, além de potencial para reciclagem dos materiais termoplásticos usados. Uma vez desenvolvida, a estrutura do leme será avaliada em relação aos requisitos de certificação da aeronave. Além disso, os parceiros do projeto demonstrarão que o componente tem uma pegada de carbono menor ao longo de seu ciclo de vida.
O projeto é parte do programa Clean Aviation da União Europeia, que visa desenvolver soluções para reduzir a pegada de carbono na aviação.