ALTA informa preocupação com impactos da falta de combustível nos aeroportos da Guatemala devido aos protestos

Aeroporto La Aurora – Imagem: Ramiro Perez / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), entidade que representa mais de 160 empresas do ecossistema de transporte aéreo, incluindo 40 companhias aéreas responsáveis ​​por mais de 80% do tráfego aéreo na região, informou nesta semana sua preocupação com o impacto dos bloqueios das principais estradas da Guatemala sobre o fornecimento de combustível aos aeroportos do país, especialmente o Aeroporto Internacional La Aurora, em Guatemala City, capital do país.

A associação destaca que o combustível é o principal insumo para as operações aéreas, portanto, sem fornecimento constante e confiável, as operações são gravemente afetadas, resultando em atrasos, cancelamentos e perdas financeiras significativas.

Embora seja verdade que as companhias aéreas podem adotar medidas como o reabastecimento em outros aeroportos em situações excepcionais, esta não é uma solução ideal ou sustentável e pode gerar problemas adicionais, como recálculos no peso e balanceamento das aeronaves, limitando sua capacidade e, por fim, afetando o atendimento ao usuário.

Além dos aspectos operacionais, a ALTA manifesta a sua preocupação com o impacto que as perturbações têm no exercício dos direitos universais como a vida, a mobilidade e até o desenvolvimento da atividade econômica.

“A ALTA faz um apelo geral ao reconhecimento do impacto da situação atual em um serviço essencial à população. É urgente garantir um abastecimento constante e seguro de combustível de aviação ao Aeroporto Internacional La Aurora e a outros aeroportos do país para garantir a continuidade das operações aéreas, protegendo assim o bem-estar econômico e social da Guatemala”, ressalta a associação, em comunicado.

No domingo passado, organizações camponesas anunciaram uma “paralisação por tempo indeterminado” de estradas em 52 pontos de todos os departamentos do país, pedindo a renúncia da procuradora-geral Consuelo Porras, além do promotor Rafael Curruchiche e do juiz Fredy Orellana, que lideraram incursões questionadas à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 29 de setembro.

Na busca, com dezenas de policiais, os procuradores abriram 70 urnas que continham votos do primeiro turno das eleições, em 25 de junho.

A procuradora-geral é acusada de tramar um golpe de Estado contra o presidente Bernardo Arévalo, eleito em 20 de agosto após derrotar nas urnas a ex-primeira-dama Sandra Torres.

A seguir estão alguns dados apresentados pela ALTA sobre o papel da aviação na economia da Guatemala:

– Segundo dados do INGUAT, durante o primeiro semestre de 2023, 50% dos turistas que chegaram à Guatemala o fizeram por via aérea, ressaltando a importância de um fluxo constante e eficiente de operações aéreas;

– Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo representa 5% do PIB da Guatemala, um número significativo que destaca a necessidade de garantir a estabilidade neste setor;

– A aviação apoia mais de 3.000 empregos diretos e mais de 12.000 empregos indiretos e induzidos no país, sublinhando a sua importância na subsistência de muitas famílias guatemaltecas;

– As exportações constituem um pilar da economia guatemalteca, atingindo um valor total de quase US$ 9,9 bilhões até agosto de 2023. Entre os produtos que mais se destacam pela participação no valor total das exportações estão: Artigos de vestuário (10,6%), (8,5%), Gorduras e óleos comestíveis (7,1%), Banana (6,9%) e Açúcar (5,2%);

– É notável que produtos como artigos de vestuário e alimentos como frutas, vegetais e laticínios têm uma relevância significativa nas exportações aéreas da Guatemala. Estes produtos, em conjunto, representam cerca de 54% do total exportado por via aérea, segundo dados da DGAC.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias