ALTA ressalta as conquistas e desafios da aviação em seu dia internacional

flight sky aviation airbus
Foto de Pixabay via Pexels.com

“A aviação é a forma mais segura e eficiente de transportar vidas, vacinas, órgãos e insumos essenciais para os lugares onde e quando são necessários. É o meio mais eficiente de transportar alimentos, mercadorias e produtos perecíveis que, de outra forma, chegariam tarde demais e estragados”, diz José Ricardo Botelho, CEO da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).

“Às vezes, é a única forma de aproximar pessoas de lugares remotos onde não há outro meio de transporte. Não temos estradas conectando os países como em outras regiões, temos mais de 700 ilhas em todo o Caribe que precisam de conectividade. Na América Latina, a aviação há muito deixou de ser um luxo e passou a ser um serviço de transporte público essencial”, segue o executivo.

Por ocasião do Dia da Aviação Civil Internacional, o CEO da ALTA destaca o papel dessa indústria como um motor de conectividade e fomentador das economias, cuja ação tem um enorme potencial na América Latina e no Caribe.

“Atualmente, a aviação conecta a região a 1.068 destinos em todo o mundo, 42% a mais do que há 20 anos atrás. A aviação torna possível que 1,5 milhão de toneladas de insumos de alto valor cheguem ao destino a tempo”, afirma Botelho, que está convencido de que a aviação torna possível o desenvolvimento da região.

“Essa indústria ativa uma extensa cadeia de valor que gera oportunidades para todos, sustenta cerca de 8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe, conecta um território de mais de 20 milhões de quilômetros quadrados através de 2.208 rotas em 490 aeroportos onde operam voos comerciais. De janeiro a outubro deste ano, já foram transportados mais de 370 milhões de passageiros, um crescimento notável em comparação com os 18 milhões de passageiros transportados em 1970”, argumenta o CEO da ALTA.

A ALTA celebra as conquistas da aviação civil na região em seu dia internacional e garante que, na América Latina e no Caribe, essa indústria ainda enfrenta muitos desafios a serem abordados, como importantes necessidades de infraestrutura, altos custos não relacionados que encarecem as passagens aéreas, volatilidade cambial em nossas moedas, aumento do preço do combustível, entre outros desafios que impedem o pleno desenvolvimento dessa poderosa indústria na América Latina e no Caribe.

Por isso, a ALTA iniciou uma nova campanha para dar a conhecer todos os aspectos que envolvem a aviação. Uma perspectiva de qualquer pessoa que faça parte da região, cujo dia a dia está inevitavelmente relacionado a um avião que decola de algum aeroporto do mundo.

“Juntos tomamos altura” busca ser um ponto de inflexão para mostrar que a aviação não tem apenas um impacto nos passageiros ou no turismo, mas em toda a população que de alguma forma utiliza insumos que chegam de avião, que tem um emprego apoiado por essa indústria de forma direta, indireta, induzida ou catalisada.

É um apelo às autoridades dos países da região para criar parcerias orientadas por Agendas de Estado que promovam a aviação civil como aliada para o desenvolvimento e um motor da economia. É um apelo aos usuários, à população em geral e até mesmo aos colaboradores da indústria para compartilhar o papel essencial da aviação na sociedade.

Informações da ALTA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias