American Airlines considera voltar a ter aviões puramente cargueiros

Novas oportunidades no mercado de carga aérea levam a American Airlines a repensar sobre a volta de seus aviões cargueiros, como já fez décadas atrás.

747-100 cargueiro da American – Ted Quackenbush

A empresa texana hoje não opera com aviões puramente cargueiros, mas já foi a maior protagonista do setor, sendo a primeira a ter voos de carga regulares e também quem estreou os contêineres paletizados ULD, que são o padrão no mundo hoje.

Na época de ouro de sua divisão de carga, ela voava com os quadrijatos Boeing 707 e 747-100, sendo que este último chegou a transportar helicópteros e também o famoso bondinho de São Francisco.

Sem título

“Nós tirávamos esta ideia do armário (reavaliação) de anos em anos, e a resposta era sempre não. Agora estamos fazendo isso em prazo de semanas, e olhando se faz ou não sentido”, afirmou Jessica Tyler, presidente da divisão cargueira da companhia durante um simpósio do CargoFacts.

Segundo o portal Ch-Aviation, a executiva afirmou que “Existem diversas variáveis indicando que pode fazer sentido para a American, desde aviões próprios convertidos, até outras opções”.

A empresa tem operado desde o início da pandemia do coronavírus voos cargueiros com seus aviões Boeing 777 e 787 Dreamliner, que são de passageiros, mas foram adaptados temporariamente para levar volumes de carga.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias