Americanos confundem aeronave do próprio exército com inimigo e evacuam o Capitólio

Twin Otter dos Golden Knights © US Army

Uma confusão foi registrada na capital dos Estados Unidos, quando um avião entrou no espaço aéreo do Capitólio, que acabou evacuado. A notícia repercurtiu rapidamente pela imprensa dos Estados Unidos, já que vários repórteres cobrem os bastidores do governo e da política americana 24 horas por dia.

A evacuação se deu porque uma aeronave acabou entrando no espaço aéreo restrito, da mesma forma como acontece no Brasil em locais como a Esplanada dos Ministérios / Eixo Monumental em Brasília, dada a presença de vários órgãos importantes e autoridades nestas áreas. O curioso da história é que, o que se pensava ser uma aeronave suspeita ou até hostil, não passava de um avião do próprio Exército dos EUA.

A aeronave em questão era dos Golden Knights, o esquadrão de demonstração do Exército Americano (US Army), que conta com paraquedistas treinados, oriundos da lendária 82nd Airborne Divsion e outras unidades.

Os chamados “Cavaleiros Dourados” saltam de aviões em formação, fazendo manobras solo e em conjunto em pleno ar, também utilizando de paraquedas coloridos e fumaça.

Estas demonstrações públicas servem para demonstrar a habilidade dos militares e são uma forte ferramenta de recrutamento. E foi exatamente isto que o pequeno turboélice DHC-6 Twin Otter estava fazendo sobre o Capitólio: lançando paraquedistas militares.

O “alvo” era o estádio do Washington Nationals, o time de baseball da cidade, que jogou contra o Arizona Diamondbacks pela liga nacional. É comum nos EUA ter demonstrações militares antes da partida ou durante o intervalo do jogo, ainda mais no baseball, que pode durar até 3 horas.

Com isso, o Twin Otter acabou passando próximo do Capitólio, o que era de esperar, dada a localidade do estádio, mas por uma falha de comunicação o alarme foi soado, principalmente porque o avião ficou voando em círculos.

Após a correria, a Polícia do Capitólio acabou averiguando qual avião era e afirmou ser um alarme falso causado por “excesso de precaução e não existia nenhuma ameaça”.

Confira abaixo um vídeo de uma apresentação dos Golden Knights, que é a única unidade oficial do US Army a ter aviões:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias