Início Indústria Aeronáutica

ANAC cria frente para investigar denúncia sobre a qualidade da gasolina de aviação

Foto BR Aviation

A ANAC e a ANP estão se juntando num grupo de trabalho para investigar as denúncias feitas pela AOPA Brasil sobre a qualidade da gasolina de aviação importada sendo entregue nos aeroportos do país.

Em reunião realizada hoje (10/7), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiram criar um grupo de trabalho conjunto para apurar as denúncias sobre a qualidade da gasolina de aviação (AVGAs) utilizada no país. As duas agências também pediram informações mais detalhadas à associação de pilotos responsável pelas denúncias.

Desde ontem, equipes de fiscalização da ANP estão verificando a qualidade do combustível comercializado nos aeroportos, inclusive no Aeroporto Campo de Marte.

Ontem (9/07), a ANAC emitiu Boletim de Aeronavegabilidade (clique no link para acessar) aos operadores de aeronaves recomendando que, caso exista histórico ou evidências de contaminação, busquem imediatamente uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada. Ao receber esse tipo de caso, as oficinas de manutenção aeronáutica devem reportar tempestivamente ao Sistema de Dificuldade em Serviço (SDR) da ANAC.

Com as informações recebidas da comunidade aeronáutica e com a avaliação feita pela ANP, a ANAC poderá avaliar potenciais impactos na aviação geral. Caso seja identificado, a ANAC atuará imediatamente em prol da segurança da aviação, podendo, inclusive, recorrer a medidas cautelares e emergenciais.

Informações da ANAC

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile