ANAC estará na Festa do Peão de Barretos orientando sobre contratação de táxi-aéreo seguro

Foto: ASP

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está presente na Festa de Peão de Boiadeiro 2023, em Barretos (SP), com objetivo de realizar mais uma operação de fiscalização educativa, com vistas a orientar os passageiros que estão viajando de táxi-aéreo para a maior festa sertaneja da América Latina.

O evento acontece na cidade do interior de São Paulo entre os dias 17 e 27 de agosto de 2023. A ANAC conversará sobre a importância da contratação de empresa aérea especializada e autorizada para prestação do serviço. A ação busca garantir operações aéreas seguras e coibir o uso de serviço de transporte aéreo clandestino.

Antes de contratar um táxi-aéreo, seja para uma viagem de avião ou helicóptero, é importante saber se a empresa que oferece o serviço está autorizada pela ANAC. Empresas autorizadas devem utilizar aeronaves adequadas para a prestação do serviço e devem estar registradas como táxi-aéreo. 

O avião ou helicóptero deve estar com documentação regular e com a manutenção em dia, conforme as exigências da Agência. O piloto deve ter uma licença de piloto comercial ou piloto de linha área e estar com o certificado médico válido e com as habilitações regulares perante a ANAC. 

Para auxiliar os passageiros, a Agência está distribuindo cartilhas informativas com instruções sobre o processo de consulta de empresa autorizada. Na cartilha, é disponibilizado um QR Code para fácil acesso à consulta, que é feita via um aplicativo mobile criado pela Agência, o Voe Seguro

O aplicativo Voe Seguro pode ser baixado via Play Store ou App Store. Pelo aplicativo, é possível consultar se a empresa está apta a realizar o serviço e a regularidade da aeronave antes de fechar o negócio. 

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias