Com acordo de parceria, Ethiopian Airlines vai fabricar peças de aviões da Boeing

A Ethiopian Airlines, maior companhia aérea estatal da África, firmou parceria com a Boeing para fabricar peças de aeronaves, a um investimento inicial de US$ 15 milhões. Este empreendimento foi anunciado na sexta-feira pela Comissão de Investimentos da Etiópia e envolve também a estatal Corporação de Desenvolvimento de Parques Industriais, reportou a Reuters.

As partes deverão fabricar “peças aeroespaciais, incluindo mantas de isolamento termoacústico para aeronaves, chicotes elétricos e outras peças”, segundo a Comissão. Espera-se que isso crie cerca de 300 novas oportunidades de emprego no local. A data para dar início à produção ainda não foi informada.

Outras companhias aéreas africanas, como a Kenya Airways, alertaram para problemas causados pela escassez de peças, resultante da crise da guerra na Ucrânia, que bloqueou provedores de titânio russo, um dos principais componentes da aviação internacional.

Em seu último ano financeiro, a Ethiopian Airlines reportou lucros de US$ 6,1 bilhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Atualmente, a frota da empresa conta com 140 aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias