ANAC promove ciclo de palestras para fomentar a cultura de segurança operacional no setor aéreo

Aeroporto de Florianópolis – Imagem: Governo de Santa Catarina

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu o ciclo de palestras “Aviação de Segurança Pública no Gerenciamento da Segurança Operacional”. O evento foi realizado, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, no Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC). 

Segundo informou a ANAC, Na ocasião, servidores da Agência palestraram sobre temas relacionados à disseminação das melhores práticas e do conceito de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional junto aos provedores de serviço da aviação civil. 

Na abertura do evento, o diretor da ANAC, Luiz Ricardo Nascimento, destacou a necessidade do aprimoramento da segurança operacional em aeroportos do país. “A segurança operacional é a grande missão de todos nós que estamos aqui hoje. A gestão de riscos e o gerenciamento de causas e consequências deve ser constante para reduzir a probabilidade de danos. Ela é contínua e deve sempre ser revista, atualizada e aprimorada. É um olhar constante dos efeitos adversos e da análise de riscos“, enfatizou. 

Na palestra “Fale com a ANAC”, a especialista em regulação da Agência, Melina Zaban, reforçou a necessidade de fortalecer ainda mais o diálogo entre a ANAC e o setor aéreo, com as empresas e os profissionais da aviação. A servidora salientou a importância da regulação responsiva na atuação colaborativa do regulador e a indústria para uma aviação civil brasileira mais segura e eficiente, e apresentou os canais de atendimento da Agência, como as reuniões técnicas virtuais, o Fala.BR e os canais no Telegram, que hoje são cinco: organizações de manutenção, safety, pilotos, organizações de formação em aviação civil e aeroagrícola.

No segundo dia do evento, as palestras se concentraram em temas mais técnicos, incluindo os Requisitos para Operações Especiais de Aviação Pública (RBAC 90), Certificação e Examinador Credenciado, Vigilância Continuada, entre outros. 

Os servidores da ANAC também realizaram uma vistoria técnica no Aeroporto Internacional de Florianópolis. 

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias