ANAC publica novos trabalhos do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial

Foto de hlalex via Deposit Photos (sob licença)

Já estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) duas novas publicações do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (BCAST). Os documentos foram publicados no mês de abril e podem ser encontrados no portal da ANAC.

O primeiro documento é o GT LOC-I – Safety Enhancement – SE 001 rev. 0 – Prática do Voo Manual, que recomenda o estabelecimento de política operacional trazendo diretrizes, critérios e incentivo à prática do voo manual, além de abordar o assunto em treinamento teórico e sessões de simulador.

O segundo é o GT LOC-I Boletim Informativo 1/2023 – Impacto do voo manual na segurança operacional, que analisa o impacto do voo manual na segurança operacional, além de apresentar recomendações e práticas para abordar o tema entre o pessoal das empresas aéreas.

Ambos os materiais foram produzidos pelo Grupo LOC-I (Loss of Control In-Flight, ou “perda de controle durante o voo” em português) do BCAST.

O Grupo BCAST é um comitê formado, com o suporte administrativo da ANAC, por representantes dos provedores de serviços aéreos civis (PSAC) e de outros órgãos que possuam a capacidade de propor e promover melhorias na segurança operacional da aviação comercial, contando com profissionais dedicados à melhoria da segurança operacional da aviação civil brasileira.

O Grupo BCAST se reúne trimestralmente, podendo haver reuniões extraordinárias, enquanto os grupos de trabalho costumam ter reuniões mensais.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias